Optar por uma franquia é como abrir as portas de um novo negócio que já vem com manual de instruções.

É como pular algumas etapas dos famosos planos de negócios e já estar com lacunas preciosas testadas e aprovadas.

Mas calma aí, nossa intenção não é queimar a largada e fazer você se jogar em qualquer negócio, ao contrário, queremos ampliar seus horizontes e auxiliar na busca pela sua franquia ideal.

Pode parecer fácil, porém, abrir um negócio, não é algo tão simples. Escolher um perfil de marca e segmento que se adaptem ao seu estilo exige transparência e conhecimento.

Até porque, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem cerca de 3 mil franquias no Brasil, em mais de 20 segmentos diferentes.

Como nosso intuito é ajudar você, a dica é simples: não se pergunte “qual a melhor franquia para investir?”, mas “qual a melhor franquia para eu investir?”.

A principal meta é analisar o seu perfil visando os seus objetivos com os da franquia em questão.

De que adianta oferecer a você uma rede de pet shop que está em ascensão se você não tem qualquer afinidade com animais?

Pergunte-se: Esse negócio faria você feliz? Você se imaginaria frequentando este local diariamente?

Tenha foco e lembre-se sempre que franquia é um projeto de vida. Portanto, aqui vão alguns passos para esclarecer suas decisões.

A chave para o sucesso

Antes de mais nada, essa é a pergunta mestra e não custa repeti-la: Qual a franquia ideal para eu investir?

Não importa o quão bem vai uma marca, se você não tem afinidade com ela.

O primeiro passo ao decidir abrir uma franquia é analisar o seu comportamento, seus gostos e aptidões.

E mesmo trabalhando em um segmento que você goste, precisa ter em mente que dentre as responsabilidades de uma gestão, talvez nem todos os afazeres sejam do seu agrado.

Por isso é sempre bom informar-se bem e escolher as pessoas certas para estarem a seu lado.

Imagine-se

Faça uma lista e solte a imaginação. Separe cerca de oito segmentos que você tenha se identificado e após se imaginar trabalhando em cada um deles (construindo mentalmente seu dia a dia no local), arraste-os para uma das três colunas:

  • Quero trabalhar com isso.
  • Não trabalharia de jeito nenhum.
  • Não tenho certeza da resposta.

Agora, elimine todos os segmentos que constam na coluna “não trabalharia de jeito nenhum” e delimite as marcas de seu interesse referente às colunas restantes.

Essa prática simples faz você pensar além do óbvio, logo de cara descarta diversas opções e lhe ajuda a clarear objetivos.

Processos de padronização

Adquirir uma unidade franqueada é sinônimo alinhamento. Tenha sempre em mente que essa franquia tem nome, história e que o franqueador estará sempre presente para fazer seu empreendimento prosperar.

De qualquer forma, é bom lembrar que mesmo optando por um segmento de seu total interesse, nenhum negócio funciona apenas com atividades que você gosta de fazer.

Processos de padronização fazem parte de toda franquia e sua unidade deverá operar conforme regras pré-estabelecidas.

Afinal, são justamente elas que irão lhe auxiliar a conduzir seu negócio pelo trilho do sucesso, pois nasceram em virtude de erros e acertos já cometidos anteriormente.

Converse, informe-se

Você já decidiu o segmento e está em dúvida quanto algumas marcas. O próximo passo é agendar aquela famosa conversa olho no olho.

Marque reuniões com os franqueados e descubra se eles estão satisfeitos, se o franqueador cumpre com o que foi prometido, como é o faturamento e a concorrência, solicite aos franqueadores mais informações e mostre interesse em seu segmento/marca.

Outro tópico importante na hora de levantar informações sobre as franquias é saber qual o investimento necessário para montar o negócio, quais os custos fixos, o faturamento esperado e em quanto tempo o investimento terá retorno.

Tiro certo

Empreender não é tarefa simples, mas se feito com dedicação, empenho e estudo é possível encontrar o negócio ideal para você, que além de lucro, vai rechear os seus dias com muitas realizações e sucesso.

Portanto dedique-se a descobrir dentro do seu perfil quais são os seus objetivos e a partir deles foque todas as suas energias em desvendar a marca que vai fazer os seus dias mais felizes, afinal, nada paga o resultado que vem com a satisfação pessoal.

E se caso o seu negócio for investir em moda masculina, venha descobrir o que está por trás da nossa marca, conheça a nossa alma e faça parte de uma tradição centenária em alfaiataria.

*Texto para a marca Spirito Santo.