Você pode estar se perguntando: “Eu deveria abrir um negócio neste período de crise?” A resposta é: depende do negócio. Abaixo vamos explicar por que investir em uma franquia de moda masculina é uma ótima opção para 2017.
Antes de começarmos, é sempre bom lembrar que períodos de recessão na economia servem para nos tirar da zona de conforto.
Precisamos pensar fora da caixa, ser criativos e inovadores. A indústria da moda permite isso, pois é muito flexível e está sempre se reinventando. A moda possui esse ritmo dinâmico em seu DNA.
Mas apesar de toda essa envergadura, é normal sentir certa insegurança. Optar por uma franquia, porém, ajuda a superar esse medo, pois você nunca estará sozinho ao tocar o seu negócio. Você conta com o total suporte do seu franqueador, em qualquer que seja a situação.
Cenário Nacional da Moda
Não poderíamos deixar de introduzir esse assunto sem comentar que o Brasil é o 5º maior produtor têxtil do mundo.
Nesta indústria está a 2º maior fonte de empregos do país, gerando mais de 1,5 milhões de posto diretos de trabalho e 8 milhões indiretos.
Da produção do algodão ao desfile de uma nova coleção, há uma rede enorme de pessoas alimentando o mundo da moda.
Segundo a ABIT, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, o faturamento do ramo da moda cresceu cerca de 5% em 2016.
Ou seja, mesmo que a economia do nosso país venha passando por uma zona de turbulência, esse nicho tem conseguido encontrar força e equilíbrio para seguir crescendo.
Franquias de Moda em Ascensão
Ao optar por uma franquia você estará entrando em um mercado sólido, investirá seu dinheiro de forma segura e com fortes garantias de retorno.
Inicia um negócio com sua marca já consolidada, respeitada por sua qualidade e com uma bagagem de conhecimento inserida.
O resultado desse modelo de negócio foi um crescimento de 8,3% no mercado de franquias em 2016, conforme indicam os dados da Pesquisa de Desempenho do Setor realizada pela ABF, Associação Brasileira de Franchising.
A moda foi o terceiro segmento que mais cresceu em 2016. O setor aumentou o seu número de franquias em 10,4%.
A oferta de novos produtos, as estratégias de promoção e expansão das redes são alguns dos exemplos que refletem esse crescimento.
Outro ponto interessante da pesquisa foi o fato de que o interior do Brasil está na mira de muitos investidores, com uma busca por franquias se estendendo nesta região.
O franchising alcançou 42% dos municípios brasileiros no ano passado, ou seja, 2.321 das 5.570 cidades tupiniquins estão recheadas de franquias.
Mudando do local para o global, vale lembrar que o Brasil é o 4º país com maior número de redes de franquias, de acordo com o World Franchise Council, ficando atrás apenas da China, Coréia do Sul e Estados Unidos.
Os Homens Estão na Moda
Agora, você já sabe porque deve investir em franquias e porque optar por franquias de moda. Mas já decidiu para qual nicho expandir seu negócio?
Permita-nos focar alguns minutos de sua atenção nos homens. Já parou para pensar quanto tempo as mulheres levam para escolher um look?
Quantas lojas elas desbravam? Quantos dias antes da festa elas se planejam para ir atrás do melhor visual?
Para completar esse ciclo elas passam por uma média de cinco lojas diferentes, pesquisando estilo, preço e exclusividade.
Já os homens são objetivos e não têm a mesma paciência para fazer pesquisa de mercado. São práticos, incisivos e, o que é melhor, fiéis.
Homens buscam qualidade, exclusividade, serviços, atendimento e facilidades.
Segundo estatísticas, esse cliente irá visitar sua loja na média de três a quatro vezes por ano. Ao entrar desejando uma calça jeans, vai sair de lá com uma gravata, uma camisa social e um cinto, sem ao menos pesquisar em outros locais.
Além de sua fidelidade, o cliente homem vive uma fase diferente no mundo da moda: a fase da descoberta e liberdade, do estilo e elegância.
Os homens estão na moda e a moda masculina está conquistando cada vez mais espaço no mercado.
São diversos produtos exclusivos para eles, que se sentem cada vez mais curiosos, despertando uma fatia do segmento que por muito tempo esteve na inércia.
*Texto criado para a Spirito Santo.
Deixe um comentário